A Sociedade Cabo-Verdiana de Música, realizou ontem, uma ação formativa em Direitos Autorais no Município de São Salvador do Mundo, destinado aos promotores de eventos, utilizadores de música e agentes culturais, em parceria com a CMSSM, e a Cooperação Luxemburguesa em Cabo Verde.
O ato da abertura da sessão formativa contou com a presença do Sr.Presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, da Sra. Vereadora da Cultura, Águida Carvalho e a Sra. Presidente da SCM, Solange Cesarovna.
No ato de abertura, o Sr. Presidente Ângelo Vaz, afirmou que a SCM pode contar com a Câmara Municipal para a garantia da defesa dos direitos autorais em São Salvador do Mundo e convidou os formandos a tirarem o máximo de proveito da ação formativa, para que todos possam participar na defesa dos direitos autorais em São Salvador do Mundo, a partir deste momento em que dá-se o início da materialização do Protocolo de Parceria existente entre a CMSSM e a SCM. A Sra. Presidente da SCM, Solange Cesarovna, usou da palavra para manifestar a grande satisfação da SCM em realizar esta ação formativa em Picos, para os parceiros utilizadores de música, na sequência das formações ministradas aos autores, artistas e colaboradores da CMSSM, ocorridos também nesta semana.
Esta ação formativa destinada aos promotores, utilizadores de músicas e agentes culturais, teve como propósito, melhorar o entendimento da legislação sobre direitos autorais em Cabo Verde e apresentar todos os critérios de licenciamento, que estão no alicerce do pagamento dos direitos autorais aos titulares de direitos e a relevância do licenciamento de obras e gravações músicas, para a sua utilização de forma legal. Durante a formação, foi ainda apresentado o sistema tecnológico, Wipo Connect e Cisnet, que possuem grande relevância na gestão profissional de direitos autorais, apresentando as suas funcionalidades tanto para registo de obras e gravações, como para processo de licenciamento e da distribuição dos direitos cobrados aos seus legítimos titulares, músicos, autores, compositores, produtores fonográficos e editores musicais.
Agradecemos fortemente a participação ativa dos promotores de eventos e parceiros utilizadores de música de São Salvador do Mundo e renovamos uma vez mais o nosso agradecimento a Câmara Municipal de São Salvador do Mundo e a Cooperação Luxemburguesa pelas parcerias fundamentais para que em São Salvador do Mundo, a defesa dos direitos autorais seja também uma realidade, com parceiros comprometidos em serem verdadeiros amigos dos autores e dos artistas.
Porque a Música é Vida e porque estamos Juntos Pelos Direitos de Autor e Direitos Conexos em Cabo Verde.