A Sociedade Cabo-verdiana de Música vem pelo presente, comunicar que foi realizado hoje dia 14 de novembro, uma conferência de imprensa para anunciar a 1ª distribuição dos Direitos Autorais relativamente a arrecadação da campanha eleitoral, e a 4ª edição do Prémio SCM.
A mesa da conferência esteve composta pelo Presidente da SCM, Daniel Spencer, Vice-Presidente da SCM, João Miranda e o Sócio Fundador e Presidente da Comissão do Júri do Prémio SCM 4ª edição, José da Silva.
A distribuição dos direitos autorais da campanha eleitoral é um momento histórico da SCM. Sendo a primeira arrecadação da campanha ao longo dos 11 anos de existência da SCM, agradecemos imenso ao partido Político do MPD pela iniciativa de cumprir a legalidade uso das obras dos nossos membros, respeitando e valorizando os criadores pelo trabalho árduo.
No decorrer da conferência de imprensa, o Presidente da SCM fez o uso da palavra, começando com a saudação a todos os Sócios fundadores da SCM, aos membros dos Órgãos Socias, aos Cooperadores e membros da SCM, aos colaboradores da SCM e órgãos da comunicação social que testemunharam o momento.
Por sua vez, o Vice-Presidente da SCM fez uso da palavra, agradecendo uma vez mais a todos pela presença e fez a apresentação do relatório da 1ª distribuição dos direitos da campanha eleitoral, afirmando de que serão distribuídos no valor global de 1.200.000$00 (um milhão e duzentos mil escudos cabo-verdianos), sendo 720.000$00 ((setecentos e vinte mil escudos), referente ao Direitos de Autor e 480.000$00 (quatrocentos e oitenta mil escudos), relativa aos Direitos Conexos.
O José da Silva membro Sócio fundador e Presidente da Comissão do Prémio SCM, por sua vez, fez o uso da palavra cumprimentando a todos os presentes e anunciou a data da 4ª edição do Prémio SCM, que se realiza no dia 20 de dezembro de 2025 em Calheta São Miguel em parceria com a Câmara Municipal.
Falou-se também das categorias que serão nomeadas durante esta 4ª edição da gala em sintonia com as edições anteriores. São quatros as categorias, a Urbana e Moderna, Tradicional e Clássica, Prémio Carreira e Utilizador Guardião.
Os preparativos já estão sendo feitos, já temos a lista das músicas pelas quais estarão disponíveis para votação brevemente. Por fim, o Presidente da SCM deu por encerrada a conferência de imprensa agradecendo novamente a presença de todos e reforçou de que a distribuição de Direitos foi realizada através do sistema WIPO Connect, ferramenta desenvolvida para garantir eficácia, rigor e transparência na gestão dos direitos autorais.
A SCM agradece profundamente a Câmara Municipal de São Miguel pela abertura em receber a 4ª edição da gala PSCM, a todos os Sócios Fundadores da SCM, membros dos Órgãos Sociais, membros cooperadores, Colaboradores da SCM, Órgãos de Comunicação Social e todos os que de uma forma ou de outra têm dado o seu contributo em prol da Defesa dos Direitos Autorais em Cabo Verde.
PORQUE A MÚSICA É VIDA E PORQUE ESTAMOS JUNTOS PELOS DIREITOS DE AUTOR E CONEXOS EM CABO VERDE!VIVAA SCM!